TCAS II

O sistema de alerta de tráfico e colisão ou TACAS II ajuda a manter uma separação segura entre aeronaves, ele prove alertas visuais e sonoros para proporcionando aos comandantes efetuarem manobras evasivas.
O TCAS é independente de estações de solo e ATC, o sistema ajuda a manter uma separação segura entre tráficos.
As informações do TCAS II poderão ser visualizadas pelo comandante e pelo co-piloto nos displays: PFD, MFD e VSI, o sistema também provê alertas audíveis para a tripulação através de alto falantes instalados na cabine de comando.
O TCAS e o transponder modo S calcula a distância, o rumo e a altitude através das informações do transponder que equipa outra aeronave, com isto proporcionara uma estimativa da proximidade de sua aeronave e outra diferente, o sistema fornece uma área de proteção em 3 dimensões de proteção no espaço em volta da aeronave, ela é calculada através de altitude, rumo, distância e velocidade.
O alerta de tráfico consultivo “traffic advisory” ou TA ocorrera quando o TCAS estima que outra aeronave poderá tornar-se um ameaça, o TA ocorre em volta de 45 segundos antes da aeronave estar perto do ponto de aproximação, um sinal audível alertara a tripulação a procurar o tráfico “TRAFIC TRAFIC TRAFIC".
Um aviso de decisão “resolution advisory” ou RA ocorrera quando o TCAS estima que as 2 aeronaves possam não ter separação suficiente; O alarme RA ocorre em volta de 25 segundos antes que a aeronave esteja perto do ponto de aproximação, o TACS emitira um sinal audível indicando a mudança de altitude para subir ou descer através do indicador de atitude quando o tráfico estiver acima ou abaixo da sua aeronave,
Uma aeronave não será identificada como intrusa com alertas de TA ou RA quando estiver a uma distância de 6 NM e uma altura de 1200 pés.
Quando uma aeronave estiver a 6 NM mas não fornece indicação de altitude, o TCAS identifica a aeronave mas não emite alertas de aproximação, outra aeronave não será identificada e não proporcionará alertas de RA e TA ou de aproximação quando estiver a mais de 6 NM ou mais de 1200 pés verticalmente de sua aeronave, e também não haverá alertas auditivos de tráfico.
O TCAS não detecta aeronaves que não dispõe de transponder ou se este estiver desativado.
Quando o TCAS está desligado mostrará no display de navegação que está fora de operação.
Para o sistema ser operado no painel do transponder há um seletor, que normalmente será selecionado no modo TA/RA.
Através do comando TFC poderemos remover ou acrescentar informações do TCAS no display o alerta de voz poderá ser ativado quando houver tráfico, mas estiver fora de alcance da escala do display, bastara o piloto mudar o alcance que ira visualizar tráfico.
O TCAS e o Radar meteorológico poderão operar simultaneamente o sistema também possui um comando que proporcionará o aumento de alcance para cima ou para baixo para ser utilizado em pousos e decolagens.

Através das figuras poderemos visualizar os diversos alertas do TCAS II.





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