Personalidades do mundo Aeronáutico



Alberto Santos-DumontPai da Aviação e Patrono da Aeronáutica
   
Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria.



Marechal-do-Ar Eduardo GomesPatrono da Força Aérea Brasileira
  

 Foi o primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos, em maio de 1931. Desse grupo partiu, em 12 de junho de 1931, o avião que realizou a primeira linha do Correio Aéreo Militar, dando origem ao atual CAN





Major-Brigadeiro-do-Ar Lysias Augusto Rodrigues Pioneiro do Correio Aéreo Nacional
   

O Major-Brigadeiro-do-Ar Lysias Augusto Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1896. É praça de 25 de março de 1916, na Escola Militar do Realengo, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em dezembro de 1918.



Bartolomeu de Gusmão - Tributo ao Pai da Aerostação
Bartolomeu de Gusmão se incorporou à série das figuras que pertencem à história da Humanidade, no campo das ciências com sua invenção notabilíssima, integrando a galeria das nossas glórias nacionais e nas do Mundo.



Anésia Pinheiro Machado - Pioneira da Aviação
 Primeira aviadora brasileira a fazer um vôo solo, no Brasil.
   Primeiro vôo solo - 17 de março de 1922.
   ...a conduzir passageiro em avião, no Brasil: 23 de abril de 1922.
   ...a realizar vôo de acrobacia, e muito mais...


Doutor Joaquim Pedro Salgado FilhoPrimeiro Ministro da Aeronáutica 
No ato da criação do Ministério da Aeronáutica, assumiu o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho, escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para dirigir os destinos da Aeronáutica Brasileira.



Brigadeiro-do-Ar Nero MouraPatrono da Aviação de Caça Brasileira
 

Em setembro de 1945, como Tenente Coronel, foi designado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação em Santa Cruz. Esta função, à época, era maisabrangente do que um comando de Base Aérea.

Augusto Severo - Precursor aeronáutico
O potiguar AUGUSTO SEVERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, nascido em Macaiba, em 1864, é considerado como o "Mártir da Tecnologia Aeronáutica" e seu tenaz esforço em conquistar os espaços.



Tenente Kirk 
O Tenente Ricardo Kirk foi o primeiro oficial do Exército Brasileiro a aprender a pilotar aviões. Brevetou-se em 22 de outubro de 1912, na École d'Aviation d'Etampes, na França.



Marechal Casimiro Montenegro Filho - Patrono da Engenharia da Aeronáutica
O Marechal Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza, em 20 de outubro de 1904 e ingressou na Escola Militar do Realengo em 1923, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial do Exército em dezembro de 1928.



Thereza di Marzo - Primeira piloto-Aviadora a ser brevetada
 

Tereza di Marzo nasceu em 6 de agosto de 1903, na Praça da Sé, em São Paulo. Filha de industrial, muito cedo se apaixonou pela Aviação. Brevetou-se em dia 8 de abril de 1922, na Fédération Aeronautique Internacionale.





Major Brigadeiro-do-Ar Dionysio Cerqueira de TaunayPatrono da Aviação de Patrulha 
 

O Capitão Aviador TAUNAY foi promovido a Major Aviador em 04/12/43 tendo assumido o comando do 2º Grupo de Patrulha , equipado à época com aeronaves Consolidated PBY-5A Catalina (Anfíbio).
   Durante seu Comando, em 1944, foi realizado o Curso de Patrulha nessa Unidade, (USBATU) - (United State Brazilian Air Training Unit), com orientação de oficiais da Marinha Americana (US NAVY), tendo ao final recebido diploma de Primeiro Piloto de Patrulha.




Fonte: FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial