Único bombardeiro B-29 em condições de voo retorna para o AirVenture 2011


O único Boeing B-29 Superfortress em condições de voo do mundo estará presente no AirVenture 2011. (Foto: Bill Crump)

Após um período de revisão e manutenção de quatro anos, a única “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29 em condições de voo do mundo, a FIFI, está programada para fazer uma aparição muito aguardada durante o EAA AirVenture 2011, que ocorre entre os dias 25 e 31 de julho, no Aeroporto Wittman Regional, em Oshkosh, Wisconsin.
A Fifi, de propriedade da Commemorative Air Force (CAF), faz parte de um esquadrão de bombardeiros B-29/B-24 baseados em Addison, Texas, que vão chegar ao evento na terça-feira, 26 de julho, e permanecer durante toda duração do evento – juntamente com centenas de warbirds e outras aeronaves em exibição na 59ª convenção anual da EAA, conhecida como “a maior celebração mundial de aviação.”
O Boeing B-29 “Superfortress”, um dos maiores aviões durante a época da II Guerra Mundial, está agendado para voar durante o show aéreo da tarde de sexta-feira, 29 de julho, como parte da saudação do Dia dos Veteranos. A FIFI apareceu pela última vez no AirVenture em 1995.
“A adição do B-29 à programação do EAA AirVenture em Oshkosh 2011 se solidifica ainda mais como o maior ponto de encontro da aviação no mundo”, disse Tom Poberezny, fundador e presidente do AirVenture. “Este warbird lendário representa a mais alta tecnologia de bombardeiros americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e será uma parte integrante das festividades em homenagem aqueles que serviram e se sacrificaram pela liberdade que desfrutamos hoje.”
A aparição da FIFI também trará a estrela da música country e piloto Aaron Tippin ao AirVenture 2011 para um concerto no sábado, 30 de julho como parte do show da Commemorative Air Force “Red, White & Tour Loud”. O concerto vai anteceder o muito popular Night Air Show e espetáculo pirotécnico Daher-Socata, coroando um dia cheio de atrações memoráveis. Tippin junta-se a banda REO Speedwagon (segunda-feira, 25 de julho) e Gary Sinise & the Lt. Dan Band (sexta-feira, 29 de julho), como atrações musicais confirmadas para AirVenture 2011.
Nos últimos quatro anos, a Fifi foi reequipado com os motores adaptados que combinaram peças de motores Wright R-3350-95W e R-3350-26WD – para substituir o motor original Wright R-3350-57AM em operação desde o início dos anos 1970. O reequipamento necessário precisou refazer todo o motor e algumas peças da carenagem do motor. Diificuldades mecânicas impediram a FIFI de participar de visitas agendadas para AirVenture em 2005 e 2006.
O B-29 "Fifi" chega em Oshkosh no dia 26 e permanece em exposição até o final do evento.
 (Foto: Scott Slocum)
O Boeing B-29 “Superfortress”, que voou pela primeira vez em 1942 e começou o serviço ativo em 1944, é talvez mais conhecido como o avião do qual a primeira bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 1945. Foi projetado como um substituto para os mais velhos B-17s e B-24s, com maior alcance e maior capacidade de levar bombas. O B-29 também foi utilizado na Guerra da Coréia no início dos anos 1950 e foi uma das plataformas principais de bombardeios da Força Aérea dos EUA até a chegada de novos modelos no final da década de 50.
Este especial B-29 foi salvo de usado como alvo no solo para os ensaios de armas em 1960 e seu primeiro vôo pela CAF foi em 1971. O B-29 foi batizado de FIFI em 1974 em homenagem à esposa do coronel Victor N. Agather, que tinha sido na equipe de desenvolvimento da aeronave de guerra e já estava comprometido e envolvido com a restauração do avião no início de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial