Personalidade da aviação


Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, MG, em 20 de julho de 1873, e cresceu lendo histórias do escritor Júlio Verne, que antecipava grandes progressos na área de transportes para a humanidade, inclusive na área da aerostação.
Santos Dumont, desenvolveu seu gosto pela mecânica em Paris, na então “Capital do mundo” a França. Confirmou seu fascínio pelo transporte aéreo ao voar pela primeira vez em uma balão e, a partir de então, dedicou sua vida à aviação.

Após diversas experiências com balões, construiu o exemplar mais conhecido: o balão “Brasil”, que voou em julho de 1898. Alberto foi o pioneiro ao desenvolver dirigíveis usando motor à gasolina, mais leves que os motores a vapor ou eletricidade empregados na época.
Em 19 de outubro de 1901, conquistou o prêmio Deustch de la Meurthe destinado ao primeiro voo bem sucedido em dirigível, ao contornar a Torre Eifel com um dirigível (nº6) dentro das regras estipuladas.

Em 1906 foi a vez do mais-pesado-que-o-ar, um aeroplano (avião), onde teve o testemunho do público geral e especialistas da imprensa. Desta vez os prêmios conquistados foram os de Ernest Archdeacon e do Aeroclube da França. 
Em 23 de outubro, Santos Dumont realizou o que ficou conhecido como “um minuto memorável na história da navegação aérea”. No campo de Bagatelle, às 16h45min, após percorrer cerca de 200 metros, o “14-Bis” conseguiu deslocar-se em pleno espaço a uma altura calculada de 2 a 3 metros, e voar 61 metros de distância. Em 12 de novembro, o brasileiro voltou a surpreender o mundo, voando 220 metros a uma altura de 6 metros batendo seu próprio recorde ao conseguir atingir, em 21,5 segundos, a velocidade de 41,3km/h.

Em 1907, Santos Dumont cria seu modelo mais popular: o “Demoisele”. Era extremamente leve (118kg) e oito vezes menor que o 14-Bis,
feito de seda e bambu e muito rápido (90km/h) o verdadeiro precursor dos ultra-leves.

Alberto Santos Dumont suicidou-se em 1932 no Guarujá em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial