Canadense imita os pássaros e voa com aeronave que bate as asas


O estudante de doutorado é o primeiro a conseguir o feito utilizando apenas suas próprias forças.
Um estudante canadense, da Universidade de Toronto, realizou um feito que pode dar a ele um recorde mundial: ele foi o primeiro homem a voar em uma aeronave que funciona com o mesmo princípio das aves, batendo as asas para impulsionar o voo.

É claro que ele não foi o primeiro a pensar nisso, já que muitos inventores buscam o sonho do Ornitóptero há séculos, sendo que o mais famoso deles é, sem dúvida, Leonardo da Vinci – apesar de ele mesmo nunca ter tirado seu projeto do papel. Inspirado por estes grandes inventores, Todd Reichert, um aluno de doutorado do Instituto de Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto, no Canadá, foi o primeiro a voar na Snowbird, desenvolvida no próprio instituto.

Reichert, precisou perder cerca de 9 kg para poder voar na “aeronave”, já que a mesma tem apenas 42 kg e o peso é um grande diferencial, assim como para os pássaros de verdade. As asas da Snowbird possuem 32 metros de envergadura, apenas 1,80 metro menos que as de um Boeing 737, conta o site PopSci. Ela é feita de fibra de carbono, madeira e um tipo de espuma.

A Snowbird é o primeiro meio desenvolvido – e que funciona – para que pessoas possam voar como aves – isto é, batendo as asas, sem utilização de nenhum modo de motorização. O voo de Reichert durou 19,3 segundos e 145 metros, tendo sido o primeiro realizado apenas com o força humana, conta o site do Daily Mail.
Desenho do Ornitóptero de Leonardo da Vinci
Apensar de ser puxado inicialmente por um carro, para que atinja a velocidade necessária para levantar voo, após isso a Snowbird é sustentada apenas com a força de seu piloto, por meio de pedais que realizam o bater das asas, explica o site do jornal The Star, de Toronto.
O voo inicial foi visto pelo vice-presidente da FAI – Fédération Aéronautique Internationale, federação responsável por julgar os recordes aerospaciais. O teste foi realizado em agosto e, em setembro, a equipe entrou com o pedido para homologação do recorde.


Fonte: Nátaly Dauer (geek.com.br) - Imagens: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial