Personalidade da aviação

Augusto Severo 



Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no Rio Grande do Norte (cidade de Macaíba) em 11 de janeiro de 1864.
Para projetar uma aeronave mais-leve-que-o-ar, após estudar as estruturas não-rígidas (como Santos Dumont) e rígidas (como dos dirigíveis do Conde Zepelin), optou pela adoção da estrutura semi-rígida, com armação leve de treliça.
Augusto Severo planejava dirigíveis para voar em níveis superiores aos possíveis aos aparelhos de estruturas rígidas ou não-rígidas. Outra idéia que teve inicialmente foi colocar a hélice não na barquinha como era usual, mas na extremidade do eixo longitudinal do próprio invólucro.
Em 1892, conseguiu auxílio do Marechal Floriano Peixoto, então presidente da República, e, à semelhança de Santos Dumont, seguiu para Paris, a meca da aeronáutica da época. Seu primeiro aparelho mais-leve-que-o-ar foi batizado como “Bartolomeu de Gusmão” e, transportado para o Brasil, foi montado em um hangar construído pelo Ministério da Guerra no Campo de Tiro do Realengo (Rio de Janeiro), onde foram realizadas experiências com a aeronave. Esse primeiro dirigível tinha muitas imperfeições e, a partir disso, começou a ser projeto outro, o “PAX”.
Apesar dos aperfeiçoamentos, este novo aparelho também tinha problemas, o principal deles era a pequena distância entre as células de hidrogênio e os motores na barquinha: menos de dois metros.



Sem recursos financeiros suficientes para trabalhar melhor no invento, realizou em Paris mesmo as experiências com o “PAX”, e sem os motores elétricos do plano original. Após vários dias de chuva na capital francesa, o vôo de teste foi marcado para 12 de maio de 1902.
Augusto Severo decolou com seu mecânico, Saché. A dirigibilidade mostrava-se perfeita. Mas, a 400 metros de altura, ocorreu a explosão do “PAX” e sua queda sobre a avenida do Meine. Diante da tragédia que vitimou o inventor e seu mecânico, Augusto Severo foi considerado mártir da Aeronáutica brasileira.


Imagens: http://inventabrasilnet.t5.com.br/severo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial