Aeromodelismo ao alcance de todos.

Saudações entusiastas do Aeromodelismo  





A encantadora mágica do vôo deixa de ser privilégio de poucos com este prazeroso esporte. Apesar de estar fora do avião ou helicóptero, apenas observando o seu vôo e pilotando através de um rádio controle, esta maravilhosa modalidade de vôo nos permite uma elevação espiritual tão grande que projeta nossa alma inteiramente para dentro do nosso aeromodelo, como se estivéssemos vendo tudo lá de cima, sentindo todas as forças de aceleração em que submetemos o avião através dos controles. Cada rajada de vento, stall, curva, manobra, pode ser inteiramente sentida, apreciada, ?degustada?, gerando uma inexplicável sensação de prazer.


Para muitos, tudo parece apenas um texto de um maluco qualquer que pratica a chamada ?aviação frustrada? como já ouvi dizer. Mas quem já voou, ou voa os radio controlados, sabe muito bem a que estou me referindo.


É um esporte maravilhoso, que exige dedicação, perseverança, cuidado, carinho e a principal qualidade para um bom piloto, a DISCIPLINA Pois sta modalidade nada acrescenta à vida do praticante se ele não possui disciplina de vôo, de manutenção, de comportamento, postura entre todas suas derivações. Muitas pessoas confundem um vôo disciplinado com um vôo sem graça, porém, isto é um grande engano, pois de que adianta o piloto fazer um vôo totalmente padrão, sem riscos, todo normal, sendo que quando pousa ele vai taxiando até o hangar, desliga o receptor, o transmissor, e larga o avião ainda funcionando? Está transformando o aeromodelo em uma arma descontrolada, pois com os rádios desligados, o piloto não tem controle nenhum sobre o avião.


A disciplina é saber o regulamento, saber comportar-se perante sua máquina e seu público, respeitar os colegas, respeitar o avião e principalmente saber respeitar os seus limites e os limites do seu equipamento. Você pode fazer um rasante de faca, dorço, como quiser, desde que esteja adaptado com a manobra, com um avião confiável e apropriado, executando suas manobras na área restrita ao vôo, sempre consciente que pode errar, ou mesmo seu equipamento falhar, portanto deve antecipar estas falhas e determinar uma altura segura, distância e rumo seguros, para não arriscar a integridade de seu público.


Usando bom senso e tendo respeito, você faz deste um esporte que tem várias funções, que vão desde terapia ante estresse, até uma bela maneira de ensinar disciplina à um adolescente. Os vôos são feitos nos finais de semana a tarde, portanto o jovem que se dedica à este esporte, não vai querer ficar com os reflexos ruins no sábado e domingo, portanto, não irá beber nem exagerar nas noitadas de sexta e sábado. Assim, este jovem ficará longe de bebidas, drogas, dentre outros males da noite mal vivida.


Mas o maior engano que se pode fazer é encarar o aeromodelo como um brinquedo, pois isto ele não é. É uma máquina que pesa em média 5 quilos, que voa em velocidades médias de 160 km/h. Hoje estas máquinas já chegam perto dos 30 Kg, e alguns caças já beiram 400 Km/h. Calculem a força que um impacto sobre um objeto? Imaginem o que este impacto pode fazer com uma pessoa? Já existem mortes causadas por aeromodelos, mas infelizmente não são divulgadas e a grande maioria de seus praticantes continuam encarando-o desta forma, como um brinquedo inofensivo.


Porém tudo volta ao início deste texto, quase todos acidentes envolvendo aeromodelos são causados por INDISCIPLINA. Assim como na aviação, no rádio controle a teoria de dominós também se aplica.



Regulamento 100 - Regras necessárias à operação do aeromodelismo (19 kb)

Lembrem-se, o aeromodelo não é um esporte perigoso, desde que praticado dentro das regras e sendo respeitado como merece. Alguém já viu um carro de formula 1 correndo em alguma rodovia?? Ou uma piloto acelerando 300 km/h dentro dos boxes?? Ou um piloto sem capacete? Esporte de tiro por exemplo, são seguros, desde que praticados com segurança.
Nossa vida inteira necessita de segurança, pois sem a preocupação com ela e sem disciplina, fritar um ovo em casa torna-se um imenso perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial