Asa-delta - Técnica




Como funciona
O Vôo livre atualmente é dividido em 2 categorias: a asa delta e o Paraglider. A asa delta, por sua vez, é sub-dividida em duas classes: a classe 1 e a classe 2.

Na classe 1 - ou classe de asas flexíveis - se encontra a tradicional asa delta já conhecida por todos. Ela é constituída de tubos de alumínio e dacron, uma espécie de nylon semelhante ao usado na confecção da vela de barcos. O comando da asa flexível, é dado pelo deslocamento de peso do piloto, ou seja, o piloto se conecta à asa através do "bullet", ficando pendurado no centro de gravidade da asa. Quando ele joga o corpo para a direita a asa vira para direita e vice e versa. Quando o piloto projeta o corpo para frente ele acelera a asa e quando joga para trás ele diminui a velocidade da asa.

A classe 2 - ou classe das asas rígidas - é uma categoria bem mais recente e a ela pertencem, como o nome já sugere, as asas com estrutura rígida. Essas asas têm sua estrutura toda construída em fibra de carbono tendo seu bordo de ataque completamente rígido, proporcionando um perfil bem mais aerodinâmico. Seu comando é aerodinâmico, como nos aviões, e é feito através de flaps e ailerons. Estes comandos são acionados através de movimentos semelhantes aos do comando da asa flexível. Essa tipo de comando exige muito menos esforço dos pilotos, e foi projetado com essa semelhança, com o objetivo de facilitar a adaptação dos pilotos ao novo tipo de asa.

Compare as informações sobre as duas:

ASA FLEXÍVEL
 
Pesa cerca de 30 kg
Possui o LD de + - 12/1
Velocidade final: 110/120 kms/h
Custo de U$ 6.000 (asa de competição)
Facilidade de Pouso: Médio
Esforço físico para pilotagem: Médio
Tipo de comando: Deslocamento de peso


ASA RÍGIDA

Pesa aproximadamente 40kg
LD de 18/1
Velocidade final: Aproxim. 130 kms/h
Custo de U$ 9.000
Facilidade e pouso: Pousa facilmente com auxílio de flaps
Esforço físico para pilotagem: pequeno
Tipo de Comando: Aerodinâmico

FONTE: 360 graus

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