NASA testa um airbag externo para Helicópteros,

Airbag para helicópteros desenvolvido pela NASA
Airbag para helicópteros desenvolvido pela NASA

Segundo a NASA, o melhor modo de fazer um helicóptero ser seguro é atirar ele contra o solo, obviamente fazendo isso com segurança. O motivo desse teste era para avaliar o novo sistema de “airbag”, o que a NASA chama de um Absorvedor de Energia Destacável, que na verdade é uma espécie de almofada feito de Kevlar expansível, com interior de honeycomb, que absorve o impacto no caso de uma queda.

A NASA vem desenvolvendo essa solução como uma alternativa aos pilotos de helicóptero que necessitam efetuar pousos de emergência.
O engenheiro Sotiris Kellas, criou o “Absorvedor de Energia Destacável” como um modo de segurança para as cápsulas que transportam os astronautas ao espaço, mas descobriu que existem outras possibilidades para o sistema.
Então os pesquisadores aeronáuticos da NASA equiparam um helicóptero MD-500 doado pelo exército norte americano com o absorvedor, carregado com quatro bonecos de teste de impacto (incluindo um com órgãos internos simulados) e instrumentos que coletaram mais de 160 locais com informações, suspenderam a aeronave a cerca de 11 metros de altura e lançaram ela contra o solo num ângulo de 33º, com uma velocidade combinada em linha reta e verticalmente de cerca de 56 km/h.
O impacto fez com que os dois esquis externos do helicóptero dobrassem para fora, mas o resto da aeronave e seus ocpupantes a princípio não sofreram muito com o impacto, apesar da NASA ainda não ter analisado os resultados.
De acordo com a National Transportation Safety Board (NTSB), mais de 200 pessoas sofrem ferimentos com acidentes de helicópteros a cada ano nos Estados Unidos, informou a NASA.
Os engenheiros planejam remontar o helicóptero e lançar ele mais uma vez no próximo ano, sem o absorvedor de energia, para poderem comparar os resultados.
Fonte: Popular Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rastreamento da estação espacial